segunda-feira, 18 de maio de 2009

O Brasil na Idade Média



É interessante notarmos como estamos próximos da Idade Média por mais absurdo que pareça. Ultimamente está sendo veiculado em nossa imprensa nacional fatos e persongens que lembram muito um passado não muito distante de nós que denominamos por muito tempo erroneamente de "Idade das Trevas", porém no que se refere a uma possível enfeudalização do Brasil devemos sim denominarmos essa suposta "mendievalização moderna" da nossa Terra Brasilis" de "Idade de Trevas" pois a presença de figuras como; Castelos de falsos reis, Bispos inquisidores e e Uma nobreza privilegiada que se utiliza do dinheiro público para bancar suas supostas viagens para "defesa de interesses" do nosso Reino nos remontam a tal época.

O que mais chama a atenção não o fato do acerbispo de Olinda e Recife excumungar os profissionais de medicina ( já que estamos na Idade Média isso é um bem em nome da nossa "salvação") que fizeram um parto uma menina de nove anos de uma gravidez de risco fruto de um abuso sexual sofrido cometido pelo seu padrasto ( literalmente um padastro pois existem padastros que são mais do que pai) mas foi o fato de que em pleno século XXI a sociedade brasileira está mais perto do feudalismo do que se parece, a Igreja excomungando os médicos e absovendo o padastro como um bom cristão que cometeu um pecado e que merece ser perdoado para chegar ao reino dos céus...é quem sabe ele é encarnação da Maria Madalena..."atirem a primeira pedra que não nunca abusou sexualmente ninguém"... como a Igreja que é um campo santo, pra não chamarmos de cemitério de mentes,"nunca" teve casos dessa natureza entendo que ela tem vários motivos pra não excumungar o padrasto da menina! pobre coitado!

Outro fato que merece destaque o é o Castelo de nosso excelentíssimo parlamentar (é"pralamentar") isso é extremamente importante pois Idade Média sem castelos não é Idade Média! e vejam no feudalismo os Servos tinham várias obrigações para com os nobres como por exemplo construir as fortalezas da nobreza aqui nós temos "o leão", por ironia o leão é uma figura que simbolizava o poder de alguns feudos, da Receita federal que nos obriga a pagarmos pesados impostos em cascata que enventualmente serão usados em outros "castelos"( quem não lembra do caso Sérgio Naia!) enquanto isso os novos servos como no feudalismo vivem nos novos vilarejos do nossa Idade Média: as favelas e as periferias em geral! cumprindo sempre suas obrigações servis para com a "nova nobreza" do Feudo "Terra Brasilis" que frequentemente tem que viajar confortavelmente em belos aviões com nossas contribuições para a defesa de nosso feudo, graças a Deus!, enquanto nós, como na Idade Média, temos que nos contentar em nossas "vidinhas" de classe social subalterna já que nunca vamos fazer parte da nobreza, pois no medievos as classes sociais não se misturavam, devemos apenas aceitar os "chicotes, socos e ponta-pés" dos terminais de ônibus e Metrôs das nossas cidades metropolitanas.

3 comentários:

  1. E vale lembrar que isso não é uma metáfora, mas sim uma comparação embasada em métodos de análise social criteriosos.
    Ironias a parte, o fato é que mais uma vez a noção de progressão temporal se esvai, e mais uma vez o nosso querido Brasil é o exemplo perfeito de como a concepção grega da História como sendo cíclica e repente pode não estar tão equivocada, hehe...

    Guilherme araújo

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto.
    Super coerente.
    Pois é, tinha q ser meu Mô...
    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Marcelo,
    prometo estar com dicionário em mãos na próxima vez que eu tentar ler textos em um blog de um Historiador.
    Pense num bucado de nome díficil...
    Brincadeira...
    Sua iniciativa é louvável.
    Muito massa!
    bjinho.
    Lu.

    ResponderExcluir