sábado, 20 de junho de 2009

Aqui nessa casa ninguém quer sua boa educação...(Arnaldo Antunes)

O Brasil é um dos países que menos se ler em relação a alguns países ditos desenvolvidos e portanto "civilizados" como as nações européias, Estados Unidos e Canadá. Ora recentemente fui questionado,por várias pessoas, pelo o tipo de texto que é postado em meu blog com um argumento que meus textos são muitos sérios (como se ser sério fosse algum defeito em país que carece de seriedade) e portanto atraiam menos leitores! e que tem blogueiros que tinha uma porção de seguidores e logo textos mais agradáveis!

Caros leitores de meu blog eu não escrevo com objetivo de galgar numerosos leitores mas escrevo minhas análises( erradas ou certas) sobre o que me chama a atenção dos fenômenos que ocorrem em nosso meio social, político e religioso. Não quero quatidade mas quero qualidade! quero compartilhar minhas opiniões com ponto de vistas diferentes pois é assim, acredito, que se aprende a viver em sociedade tão diversa e complexa como a nossa sociedade em geral... Não são meus textos que são sérios mas alguns leitores que visitam meu blog que preferem outros temas menos reflexivos!não sou eu que tenho que "diminuir" a seriedade de meus textos mas os meu leitores que sejam menos fantasiosos!

Em um país que se discute quantos livros ser ler de Paulo Coelho, ao meu ver uma literatura pobre, se comparada com figuras como Machado de Assis, Carlos Drummond, José Saramago e tantos outros que deram uma contribuição significativa à evolução das mentalidades do século XX e XXI( não nos esquecendo que eles também tinham e tem poucos leitores no Brasil) não é de se estranhar a indagação que me fizeram...

Ora ultimamente, segundo a imprensa nacional vem aumentado significativamente o número de leitores jovens em relação aos adultos! então eu ateu convicto quando li sobre isso eu dei um "graças a Deus!"no entanto para minha decepção os livros mais consumidos por esses jovens eram livros de auto-ajuda, Paulo Coelho e outras baboseiras ligadas ao misticismo e informática.

É!... de fato ser blogueiro que não fala de sexo(putaria), Bugigangas tecnólogicas em informática, misticismo, telenovelas e outras asneiras! é difìcil! Esses blogs ( como o meu) vão demorar muito e muito mesmo! pra ter muitos seguidores...é mais fazer o que?...como diz nosso velho e genial Tom Zé em uma de suas canções:"...Veja que beleza a Burrice está na mesa!"...viva a nossa a sacrossanta glória da burrice nacional!"

(Não estou me referindo a nenhum leitor ou leitores especificamente mas àqueles que preferem fantasia ao mundo real)


4 comentários:

  1. "Não quero quatidade mas quero qualidade!"

    Muito bem colocado, marcelo.
    Mais uma vez parabéns.
    très bien!
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. como se quer que sejamos leitores? vai ver o valor de um livro, o capital de karl marx vol 1 e 2 , r$ 120, oo, fora frete. dá pra ler desse jeito?
    fonte: livraria saraiva. de paulo jr ufrpe

    ResponderExcluir
  3. realmente os preço dos livros são exorbitantes em outros países são baratíssimos,mas oque se esperar de um país que não prioriza o Educação?

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo.
    Continue assim.
    Como disse o pai de Emília:
    "Um país se faz com homens e livros"
    (Monteiro Lobato)
    Ressalva: BONS LIVROS

    ResponderExcluir